domingo, 21 de março de 2021

 UM DIA APÓS A CHEGADA DA PRIMAVERA ASSINALAMOS O DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA POESIA!

"Era uma vez uma árvore...
que amava um menino.
E todos os dias o menino vinha, juntava as suas folhas, e com elas fazia coroas, imaginando ser o rei da floresta.
Subia o seu tronco, balançava-se nos seus ramos, comia as suas maçãs, brincavam às escondidas e quando ficava cansado, dormia à sua sombra.
O menino amava aquela árvore...
E a árvore era feliz.
Mas o tempo passou.
O menino cresceu.
E a árvore ficou muitas vezes sozinha.
Um dia o menino veio e a árvore disse-lhe:
- Anda, menino. Anda subir o meu tronco, balançar-te nos meus ramos, comer maçãs, brincar à minha sombra e ser feliz.
-Já sou muito crescido para brincar - disse o menino.
Quero comprar coisas e divertir-me.
Quero dinheiro.
Podes dar-me algum dinheiro?
-Desculpa - disse a árvore.
Eu não tenho dinheiro. Só tenho folhas e maçãs. Leva as minhas maçãs, menino. Vende-as na cidade. Então, terás dinheiro e serás feliz.
E assim, o menino subiu o tronco, colheu as maçãs e levou-as.
E a árvore ficou feliz.
Mas o menino ficou longe da árvore durante muito tempo...
E a árvore ficou triste outra vez. Até que um dia o menino regressou e a árvore, estremecendo de alegria, disse:
- Anda, menino. Anda subir o meu tronco, balançar-te nos meus ramos e ser feliz .
Estou muito ocupado para subir a árvores - respondeu o menino. Eu quero uma casa para viver. Quero uma mulher e filhos. Podes dar-me uma casa?
- Eu não tenho casa disse a árvore. A floresta é o meu abrigo. Mas corta os meus ramos e constrói a tua casa. Então serás feliz.
O menino assim fez. Cortou os ramos e levou-os para construir uma casa.
E a árvore ficou feliz.
Mas, uma vez mais, o menino separou-se da árvore e quando voltou, a árvore sentiu-se tão feliz que mal conseguia falar.
- Anda, menino - sussurrou ela. Anda brincar.
- Estou velho e triste demais para brincar -explicou o menino.
Quero um barco que me leve para bem longe daqui.
Podes dar-me um barco?
-Corta o meu tronco e faz o barco -disse a árvore. Assim poderás viajar para longe...e ser feliz.
O menino cortou o tronco, fez um barco e partiu.
E a árvore ficou feliz...Mas não muito.
Muito tempo depois, o menino voltou novamente.
- Desculpa meu menino - disse a árvore. Nada mais me resta para te dar.
Gostava de ter algo para te oferecer...mas nada me resta. Sou apenas um velho toco. Desculpa..
-Já não preciso de muita coisa - acrescentou o menino, só um lugar sossegado onde me possa sentar e descansar. Sinto-me muito cansado.
Anda menino, respondeu a árvore. Senta-te e descansa.
E foi o que o menino fez.
E a árvore ficou feliz."
Shel SilverStein. A árvore generosa.



Sem comentários:

Enviar um comentário